top of page

Grupo Portobello investe na geração de energia limpa


Resort em Mangaratiba iniciou operação de duas usinas solares em fazenda fotovoltaica dentro da propriedade


Em meio à Mata Atlântica e acessível por terra, água e ar, o Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, tem a abundância da natureza em seus 25 milhões de metros quadrados como atrativo de destaque na propriedade. Para honrar e preservar estes ativos naturais, o grupo tem investido em práticas sustentáveis e agora caminha a passos largos neste propósito, a partir da geração de energia limpa.


 O empreendimento investiu na implantação de uma grande fazenda fotovoltaica dentro da propriedade, onde foram construídos 2.508 unidades de módulos solares de 550W e 11 inversores de 100 Kw, com previsão de energia gerada de 165.500Kwh por mês, em uma área de 16.190,00m2. Duas usinas solares já estão em operação junto à concessionária Enel, que atende a região de Mangaratiba, gerando energia limpa, segura e renovável, contribuindo para a preservação do meio ambiente. 


E não é somente o resort em Mangaratiba que será beneficiado pelo novo investimento. A energia gerada irá suprir o Portobello Resort, a Marina Porto Imperial e a Pousada Porto Imperial, em Paraty, representando ao todo uma economia de cerca de 90% nas contas de energia. Com a usina solar em operação, o Grupo Portobello deixa também de emitir 1097,25 toneladas de CO2 por ano, economiza 611.430 km não percorridos por um veículo, além de representar mais de 28 mil árvores plantadas em um ano. 


A adoção de estratégias ESG traz diversos impactos positivos para a empresa, como a preservação de recursos naturais, a redução de custos e a ampliação de lucratividade, além de vantagem competitiva de posicionamento em um cenário onde a sustentabilidade passa, cada vez mais, a ser um valor fundamental para a atividade turística.


Foto: Divulgação/Portobello 




bottom of page