top of page

Fundação Laço Rosa abriu as comemorações do Outubro Rosa 2022 iluminando o Cristo Redentor

Fundação Laço Rosa abre as comemorações do Outubro Rosa com iluminação

do Cristo Redentor e celebra nova Lei de Doações em vigor


Este ano, pós pandemia, é um ano de renovação das esperanças, e a Fundação Laço Rosa para comemorar e divulgar sua campanha OUTUBR ROSA, iluminou, nos dias 04 e 05 de outubro, a partir das 19hs, o Cristo Redentor, abrindo a programação do Outubro Rosa deste ano - 2022.

A cerimônia no monumento recebeu convidados que presenciaram ao vivo, a mudança da iluminação do Cristo, para rosa. O objetivo é celebrar a vida e renovar a fé.

A campanha deste ano, apresentou a atriz Zezé Motta, 78 anos, como madrinha da campanha.


Zeze Motta no Cristo

Após a cerimonia de iluminação do monumento do Cristo Redentor, um coquetel especial recebeu uma lista muito restrita de convidados no hotel Santa Teresa Gallery, onde Zezé foi prestigiada com a presença da amiga, a atriz Cristiana Oliveira, 58.


Atriz Cristiana Oliveira

Além disto, durante todo o mês, haverá outras ações como o Bazar Laço Rosa, que possui 12.000 peças especialmente selecionadas e doadas pela SHEIN; gravação de uma websérie com "oncoinfluenciadoras" na Casa Laço Rosa; e também o lançamento do programa de educação gameficada que vai levar informação sobre câncer de mama para as escolas públicas e privadas do Brasil.


“Após a pandemia passamos por uma grande transformação interna e externa. Instalamos o comitê de compliance, renovamos a equipe e o nosso código de ética, passamos por auditoria externa e seguimos em melhoria constante de governança para ampliar nosso impacto. Renovar a esperança e manter a nosso coração batendo por melhores políticas públicas e direitos de pacientes é o que abastece o nosso trabalho e o que fazemos desde sempre”, ressalta Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.
Presidente da fundação Laço rosa - Marcelle Medeiros e atriz Zeze Motta

Todos também estão comemorando a nova lei sancionada pelo governador Cláudio Castro, no último dia 29 de setembro, o projeto de lei 4991/2021 virou a Lei 9868, regulamentando o recebimento gratuito de cabelo humano para confecção de perucas, destinadas à doação de pessoas portadoras de câncer ou outras doenças que provoquem a queda capilar em todo o estado do Rio de Janeiro, com a criação de um cadastro das entidades do terceiro setor aptas a receber os fios. Além disso, garante a promoção de cursos de capacitação para pessoas e organizações do terceiro setor interessadas em trabalhar na confecção de perucas, que pode ser por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC e convênios de cooperação. Esta oportunidade, promoverá reinserção social e produtiva.

A lei também garante campanhas anuais de educação sobre a doação de cabelo humano para a confecção de perucas destinadas à doação sempre com a participação da sociedade civil.

Com a lei sancionada em nível estadual, o objetivo é tonar a “Lei Laço Rosa” válida para todo o território nacional:

“Estamos trabalhando para ser uma realidade em todo o Brasil porque onde não há limites definidos, há espaço para a solidariedade alheia ser usada com fins comerciais e isso impacta diretamente quem muitas vezes não pode se defender, o paciente. Então precisamos organizar os processos e estabelecer as regras para que todos possam conhecer os limites e os processos envolvidos no ato de doar cabelos até o complexo caminho que ele percorre para transformar em uma peruca gratuita na cabeça de paciente com câncer”, explica Marcelle.


Ações durante todo o mês marcam o Outubro Rosa 2022

Nesta edição, a Laço Rosa preparou uma ação inédita. Entre os dias 04 e 06 de outubro, a Casa Laço Rosa, localizada no Rio de Janeiro, abrigará nove oncoinfluenciadoras, que também estiveram presentes na abertura das comemorações, no dia 04, no Cristo Redentor. Dentro da casa, as jovens mulheres discutirão sobre as questões normalmente subjugadas dentro da temática do Câncer de Mama, como o feminino, sexo, morte e preconceito. O dia a dia recheado de atividades de reality, entretenimento, informação e diversão no espaço será dividido nas redes da Fundação, além de, futuramente, transmitido no YouTube. O formato inédito promete chamar atenção para assuntos importantes do universo do câncer de mama de forma descontraída.

O projeto B.A.S.E também ganha destaque na edição do Outubro Rosa de 2022. B.A.S.E é um programa de educação gameficada que vai levar informação sobre câncer de mama para as escolas públicas e privadas do Brasil com o objetivo de impactar 1 milhão de jovens até 2025. A Fundação acredita que transformar a base tem o poder de transformar o diagnóstico precoce do câncer de mama no país. Nos dias 14, 15 e 16 de outubro, acontece o Bazar Laço Rosa by Shein, no Espaço Alves Rodrigues das 14h às 20h.

O evento promoverá a venda de 12.000 peças, especialmente selecionadas e expostas durante os três dias. O propósito do Bazar é financiar o projeto Ponto a Ponto, de moda, costura e consciência circular, com início previsto para 2023. As peças, todas novas, economizam carbono ao não precisarem retornar para a China de avião e ganham um novo destino ao serem vendidas para outras pessoas.

“Ao serem doadas para a Laço Rosa, economizamos carbono e gerimos os recursos para financiar o projeto Ponto a Ponto. Além disso, reutilizamos algumas peças para o ensino aos alunos que no espaço de seis meses a um ano, apresentam uma nova coleção para uma paciente com câncer de mama. Ensinamos um novo olhar para a cadeia de geração de renda através da moda e da empatia”, explica a presidente da Fundação Laço Rosa. Para Felipe Feistler, general manager da SHEIN no Brasil, a união já é um sucesso. “Estamos muito contentes por termos renovado a nossa parceria com a Laço Rosa. Realizamos nosso primeiro bazar juntos no último mês de julho, e foi um sucesso, com a venda de 3,6 mil peças. Dessa vez, doaremos 24 mil peças para a instituição e sabemos que esse apoio será preponderante para a realização do projeto Ponto a Ponto, uma iniciativa salutar no apoio ao empreendedorismo feminino”, destaca Feistler. Esse ano, as marcas Shein, Moore Engenharia, Pobre Juan, bUp Hotels, Mamma Jama Picadilly, Ruby Rose, Santa Teresa MGallery , Keune, Grand Hyatt e Chandon, ganham da Laço Rosa o selo “Amigo Rosa” como marcas parceiras da instituição.

Programação completa:

Iluminação Rosa do Cristo Redentor

04 e 05 de outubro

Cerimônia de abertura Dia 04/10

Casa Laço Rosa no Rio de Janeiro

04 a 06 de outubro

Bazar Laço Rosa by Shein em São Paulo

14 a 16 de outubro — das 14h às 20h

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page