top of page

Fundação Casa de Rui Barbosa recebe novo presidente


Alexandre Santini novo Presidente da Fundação Casa Rui Barbosa em Botafogo - RJ.

Nesta Sexta-feira 24 de Março o Gestor Cultural Alexandre Santini tomou posse como o novo Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, na sede da instituição, em Botafogo, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.


E Além de Santini, a solenidade também anunciou a nova diretoria da Casa e a reconstituição do Comitê Interno de Governança. Órgão colegiado com instância de coordenação, participação e assessoramento da gestão da fundação, que foi desmontado no governo anterior.


A Fundação Casa Rui Barbosa foi a primeira Casa e Museu do Brasil. O arquivo de Rui Barbosa é constituído de cerca de 60 mil documentos do jurista e político.

O evento contou a presença ilustre da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que anunciou em primeira mão, um orçamento de R$ 12 milhões em 2023. O dobro dos últimos anos, para a Fundação.

Ministra da Cultura Margareth Menezes e Dj Português

“A Fundação Casa de Rui Barbosa é uma das instituições mais importantes do país e esteve no centro da destruição que o governo anterior empreendeu contra as políticas culturais. Sua reconstrução será de máxima importância para o Ministério da Cultura”, disse a ministra, que pediu que a fundação abra cada vez mais espaço para os projetos de intelectuais negros, negras e indígenas.


O novo presidente da Fundação, Alexandre Santini, afirmou que a instituição volta a ser uma Casa da Memória, pesquisa, saber, cultura e do Povo brasileiro. “O diálogo, a cultura e a civilização voltaram”, afirmou.


“A Casa de Rui Barbosa foi duramente atingida pelo autoritarismo e pela guerra cultural dos últimos anos”, disse Santini, que destacou que sua gestão será pautada pelo intenso diálogo com os servidores.

Ele também ressaltou que uma das suas prioridades será a retomada das obras de construção do prédio anexo, que abrigará o Centro Rui Barbosa de Preservação de Bens Culturais, com obras da Literatura Brasileira, além de documentos.


“A área de pesquisa também será fortalecida com a parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ampliando recursos, oferta de bolsas, projetos de pesquisa”.

No evento tiveram presentes muitas personalidades, entre elas o Presidente da Ordem dos músicos Gervásio Braz, da deputada Federal Jandira Feghali, do Dj Português e também do presidente da ABI, Associação Bahiana de Imprensa, Ernesto Marques que presenteou o novo Presidente com a Medalha Rubem Nogueira, honraria criada como parte das comemorações do centenário de morte Dr Rui Barbosa.

Gervásio Braz Presidente da Ordem dos Músicos e Dj Português

Escreveu Antonio Lemos da ANI Press.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page