top of page

Exposições "Derrama e Queima" e "Portas e Portais" podem ser vistas até o dia 03 de novembro.

Exposições "Derrama e Queima", de Maria Eduarda Boabaid, e "Portas e Portais, Espaço - Tempo - Infinito", de Otamy atraem milhares de visitantes e podem ser vistas até o dia 03 de novembro.


As mostras, que trazem dois estilos diversos, ressignificam a arte de forma impactante, com curadoria da Tartaglia Arte, no Centro Cultural Correios RJ



A exposição "Derrama e Queima", da artista plástica catarinense Maria Eduarda Boabaid tem agitado o Centro Cultural Correios RJ, com obras em acrílico sobre tela, transformando palavras em sentimentos, usando cores viscerais, reais, intensas e profundas, mostrando que a arte é ressignificação e expressão de vida.


Otamy

Seu processo criativo começa em suas emoções e percepções, passam pela espátula e renascem nas telas, improváveis de serem decifradas com palavras mas repletas de mensagens e ideias, que encantam e conversam com o observador. A artista plástica de 24 anos já possui um currículo de peso, com exposições inclusive no exterior, como Nova York, Roma, Finlândia, Paris (Louvre) e Bruxelas. Também possui trabalhos em galerias e coleções particulares. "Arte para mim, é expressão. É deixar os sentimentos falarem por nós. Vivemos em um mundo que teme e foge da vulnerabilidade, mas é através dela, e somente dela, que conseguimos nos conectar profundamente com os outros seres humanos. A arte é uma vulnerabilidade compartilhada, podendo acontecer de diversas maneiras", explica Maria Eduarda Boabaid, que promete ser a nova promessa da arte abstrata.

Maria Eduarda Boabaid O artista conceitual Otamy apresenta a exposição "Portas e Portais, Espaço - Tempo - Infinito, onde o título da mostra é uma metáfora, uma provocação, trazendo a porta não apenas como objeto, mas como conexão, vínculo, passagem, como elemento que pode simbolizar aberturas e finalizações, começos e despedidas. Ou mais além, a porta como eixo conceitual que consolida em si, como matéria, objeto e arquitetura, a delicada concisão que une dois movimentos supostamente díspares: abrir e fechar. O artista traz nas peças temas como fome e preconceito, esperança e relações humanas. Otamy encontrou, em objetos simples do dia a dia, o caminho para expressar de forma particular, porém com clareza, a realidade. Ele busca, nessa mostra individual, o questionamento do objeto, do espaço e das linguagens artísticas tradicionais, visando à invenção de novas poéticas. Desde suas primeiras pesquisas, quando elabora um desenho, ele está discutindo o objeto, ressignificando portas, janelas, frigideiras e tantos outros objetos urbanos pertencentes ao universo popular. Nesse processo que marca seu trabalho, discute as diversas possibilidades de linguagens plásticas e o próprio fazer artístico.


As exposições têm curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, da Tartaglia Arte di Roma, e podem ser visitadas até o dia 03 de novembro, no Centro Cultural dos Correios RJ.


Sobre a Tartaglia Arte A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo. Posteriormente fundou as Galerias, para exposição permanente de seus trabalhos e os de seus alunos, e que hoje são dirigidas pelo filho Riccardo. O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Membro da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Honra da Arte de Florianópolis), o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa. Site: tartagliaarte.org

Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia @tartagliaarte SERVIÇO: Exposição: "Derrama e Queima" Artista: Maria Eduarda Boabaid Instagram: @mariaeduardaboabaid Exposição: "Portas e Portais, Espaço - Espaço - Tempo - Infinito" Artista: Otamy Instagram: @artistaotamy Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia Visitação: até dia 03 de novembro de 2022 Realização: Tartaglia Arte e Centro Cultural Correios RJ Site: www.tartagliaarte.org Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem Instagram: @_paula_r_soares Local: Centro Cultural Correios RJ - 3º andar - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ Tel: (21) 2253-1580 De terça a sábado, das 12h às 19h Entrada: gratuita Classificação: livre

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page