top of page

Exposição 'Pranto' de Andréa Brêtas recebe o Projeto Empoderadas de Erica Paes nos dias 01 e 08/2.

Exposição 'Pranto' de Andréa Brêtas recebe o Projeto Empoderadas de Erica Paes nos dias 01 e 08 de fevereiro para bate-papo sobre violência contra a mulher e todos os gêneros, no Espaço Cultural Correios Niterói.

A fotógrafa e artista plástica utiliza a câmera para mostrar os olhares de tribos africanas que visitou e traz o premiado Empoderadas para tratar de conscientização e prevenção. A exposição "Pranto" da fotógrafa e artista plástica Andréa Brêtas recebe nos próximos dias 01 e 08 de fevereiro, às 15 h, o Projeto Empoderadas, de Erica Paes, para um bate-papo sobre a violência contra a mulher, com a presença das coordenadoras Amanda Cruz e Monique Bispo, da fotógrafa e dos curadores da Tartaglia Arte, no Espaço Cultural Correios Niterói. Dia 01/02 - Amanda Cruz - Coordenadora polos (Méier, Itanhanga, Rocinha, Laje do Muriaé, Miguel Pereira, Pedra de Guaratiba, Casimiro de Abreu, Complexo do Alemão, Mangueira, Olaria, Petrópolis, Rio das Ostras, Paraty) Dia 08/02 - Monique Bispo - Coordenadora polos ( Taquara, Três Rios, Nilópolis, São João de Meriti, Búzios, Nova Iguaçu, - Jacarepaguá, Degase, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Magé, Cabo Frio) A fotógrafa e artista plástica Andréa Brêtas apresenta na exposição "Pranto", fotos de mulheres africanas em quatro salas do Espaço Cultural Correios Niterói RJ, em preto e branco, para conscientizar sobre a violência contra a mulher, principalmente sobre a MGF - Mutilação Gentital Feminina, que, segundo o Unicef, vitimiza, ainda hoje, milhões de mulheres e meninas em todo mundo e que, a cada ano, atinge cerca de três milhões de meninas, antes de completar 15 anos. A mostra não traz cores porque tem o objetivo de provocar reações e conexões com o observador, mas traz visivelmente o respeito do olhar de Andréa Brêtas e a excelência da curadoria da Tartaglia Arte na escolha de temas de impacto e importância sócio-cultural. "Pranto" acontece entre os dias 28 de janeiro e 11 de março de 2023, não por acaso. Desde 2012, a data de 06 de fevereiro foi adotada como o Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, por unanimidade, em votação da Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 67/146). No dia 08 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Em ambas as datas, Andréa Brêtas estará presente para visita guiada e bate papo com outros profissionais para falar sobre o tema. O enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres é fundamental para que haja condições mais dignas e justas, lutando pela erradicação, respeito e igualdade. Link Playlist Exposição PRANTO - https://open.spotify.com/playlist/22an3Z6hlWq33PXisi93jS

SOBRE ANDRÉA BRÊTAS

Carioca, radicada em Petrópolis desde 1992. Formada em Direito, logo percebeu que não iria encontrar realização plena no mundo jurídico. Sua alma sempre buscou as artes. Com pinturas e esculturas realizou exposições dentro e fora do Brasil, comercializando obras para vários cantos do mundo. Na fotografia, artistas como Brooke Shaden, Danny Bittencourt, Sue Bryce e Flora Borsi atuam como inspiração e parte da formação acadêmica que acumulou através de inúmeros cursos e workshops aqui e no exterior. Na pintura, os clássicos Kandinsky, Miró, Pollock e mais Luís Áquila, Daniel Senise entre outros.

Sua pesquisa artística busca a exposição do interior feminino como foco e, para isso, faz uso da escultura, da pintura e da fotografia como ferramentas incessantes de expressão pessoal e demonstração de sentimentos. Instagram: @andrea_bretas Facebook: https://www.facebook.com/andreacbretas

SOBRE O PROGRAMA EMPODERADAS

O Programa EMPODERADAS, idealizado e implantado por Érica Paes, faixa preta de jiu-jitsu, 5º grau, ex lutadora de MMA e campeã mundial de Jiu-Jitsu-IBJJF que é especialista em segurança feminina e fundadora do Instituto de Defesa da Mulher Erica Paes (IDMEP), surgiu diante da preocupante situação de vulnerabilidade a que todas as meninas e mulheres estão expostas em seu dia a dia, sejam nos espaços doméstico ou público, com o intuito de minimizar as diferenças, desafiar os limites e aproximar as realidades, além de incluir e atuar na prevenção ou no enfrentamento da causa feminina e de todas as áreas sociais.

Tornando-se uma referência nacional, o projeto firma-se como um programa e uma nova estratégia que apareceu como uma possibilidade de fortalecer, ampliar e complementar as políticas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, sendo hoje parte dos programas governamentais já executados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH). O Programa EMPODERADAS possui três anos de funcionamento e, ao longo desses anos de existência, ajudou e segue ajudando milhares de mulheres em todo o Estado do Rio de Janeiro, por meio de seus programas de treinamento, cursos profissionalizantes e rede de apoio que conta com advogadas, psicólogas e assistentes sociais para um melhor acolhimento das mulheres assistidas. DADOS DO PROGRAMA O Empoderadas vem crescendo e alcançando cada vez mais cidades do nosso Rio de Janeiro. Hoje o programa conta com 44 Polos ativos que promovem o atendimento de mulheres continuamente. Em 3 anos: Mais de 94.018 mil mulheres já foram atendidas. AÇÕES O Programa conta com ações especiais realizadas nos polos como por exemplo o Renasce Mulher que tem como objetivo ajudar as mulheres a obter seus documentos, certificados de cursos promovidos pelo programa, embelezamento etc. As rodas de conversa com psicólogos sobre o dia a dia e cura de traumas, a Assessoria Legal com aconselhamento jurídico e as ações do dos dias “25” de cada mês que representam o Dia Laranja. PREMIAÇÕES Em comemoração ao sucesso do Programa, esse ano promovemos o PRÊMIO EMPODERADAS 2022, que teve por finalidade celebrar os resultados incrivelmente positivos na vida de tantas mulheres no Estado do Rio de Janeiro, ao longo desses 3 anos.

O Prêmio Empoderadas 2022 ocorreu no dia 31 de março de 2022, no Hotel Hilton Copacabana, situado na Avenida Atlântica, n.º 1020, e contou com a presença de 200 pessoas no coquetel, entre estas estavam colaboradores e personalidades de grande relevância para a existência do Programa Empoderadas, bem como da pasta de enfrentamento à violência contra mulheres do Estado do Rio de Janeiro e fortalecimento das causas femininas. Ao todo 18 pessoas foram premiadas, como uma forma de homenagem que representa toda a gratidão e reconhecimento por seus trabalhos ativos no enfrentamento à violência contra as mulheres, com o empreendedorismo feminino, com a saúde da mulher, e todo o fortalecimento da luta feminina. Dentre os homenageados, tivemos autoridades, políticos, policiais, juízas, promotoras que atuam de forma eficaz na luta de ressignificação da vida das mulheres vítimas de violência. Em maio, do dia 07 ao dia 11, na semana do mês da mulher, promovemos a ação nos carros do Metrô em parceria com o MetrôRio. A atividade contou com a abordagem da nossa equipe nos trajetos com direito a pesquisa individualizada entre os horários das 7h às 11h e 17h às 20h. O resultado foi impactante. Foram 381 mulheres entrevistadas e todas responderam a 20 perguntas sobre situações de assédio e tipificações da violência. Com isso, conseguimos relatos e pedidos de ajuda. Nessa pesquisa destaca-se a violência sexual onde, das 381 entrevistadas 203 foram vítimas e apenas 11 mulheres disseram nunca ter passado por nenhum tipo das tipificações exemplificadas na pesquisa. Recentemente o Programa foi premiado com o segundo lugar no Prêmio Juíza Viviane do Amaral-CNJ/STF em Brasília DF, junto a outros 160 projetos e programas de todo o Brasil.

Instagram: @andrea_bretas @empoderadas.rj

SERVIÇO

Exposição: Pranto Artista: Andréa Brêtas Instagram: @andreabretas Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia @tartagliaarte Marchand e assessora da artista: Georgia Nolasco @nolascoge Abertura: 28 de janeiro de 2023 das 13h às 18h Visitação: 28 de janeiro a 11 de março de 2023 Local: Espaço Cultural Correios Niterói Av. Visconde de Rio Branco, 481 – Centro – Niterói/RJ Tel: (21) 2503-8550 De segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado, das 13h às 17h Entrada: gratuita Classificação: livre Assessoria de imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares Apoio: Consolato Onorario Italiano - Florianópolis/SC - CIB/SC - Espaço Cultural Correios Acesso: Barcas (estação Araribóia), UBER, táxi, ônibus. Do Rio, metrô ou ônibus até a estação Carioca, caminhar até a Estação das Barcas na Praça XV. O local possui acessibilidade. Evento gratuito. Censura livre.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page