top of page

Exposição Doação 2022


A Galeria Zagut apresenta a exposição Doação 2022 - homenagem a Carlos Cesari, Frederico Dalton e Suzi Coralli, de forma virtual, de 10/9/22 até 9/10/22. A exposição pode ser visitada no site, onde ficam disponíveis o catálogo, a possibilidade de imprimi-lo, a galeria virtual e vídeos realizados pelos artistas.


Na primeira e na segunda ações de doação para acervo público que foram organizadas pela Zagut em 2019, Doação D, para a Biblioteca Nacional e 74 artistas, para a Universidade Federal do Espírito Santo, participaram Carlos Cesari, Frederico Dalton e Suzi Coralli, cujas curtas vidas foram ceifadas durante esse tempo de pandemia, sendo homenageados nesta nova organização de acervo para doação três anos depois.


A perspectiva de doar obras para instituições públicas competentes com seus acervos tem entre seus objetivos que a obra esteja disponível para que gerações vindouras conheçam a obra dos artistas, possibilitando no presente e no futuro o diálogo com os tempos atuais.


Tesouros como os da Biblioteca Nacional não são tão conhecidos, mesmo no meio artístico, apesar de todo o esforço da instituição através de publicações e exposições, além de toda a digitalização, em tentar mostrar um pouco desses dez milhões de itens, desses milhares de artistas com obras aí depositadas.


A arte contemporânea feita por artistas brasileiros vem se expressando de forma potente e questionadora. São refletidos os pensamentos, os problemas, as questões mais caras, o povo, dessa nação singular, muitas vezes de forma incômoda, constituindo-se em uma “Brasiliana” da atualidade.


Cada um dos artistas homenageados, têm suas características excepcionais de qualidade de obras e de humanidade elevadíssima, fora do comum. É importante que sua memória esteja sendo lembrada. Ter conhecido esses três artistas fez diferença na vida de quem os conheceu.


A organização desta doação reflete um pedaço do Brasil contemporâneo. Brasil que viu no espaço de alguns anos acervos preciosos se incendiarem, que lidou com a ditadura militar há muito pouco tempo (posto que mais da metade de sua população lembra-se bem da mesma), que se apresenta como um dos campeões mundiais de desigualdade. Mas um Brasil que também consta entre campeões de voluntários; que tem um sistema de saúde para todos, que apesar dos inúmeros problemas é campeão em tantas áreas, assegurado pela constituição; que tem esperança de aprender com esses incêndios, esses crimes ambientais, essa ditadura, para que não se repitam.


Com muita generosidade e responsabilidade política, esses artistas com décadas de dedicação à arte ampliam a possibilidade de diálogo e sinalizam de forma clara apoio à cultura, seus agentes e instituições, que acreditamos serem fundamentais para nossa transformação contínua. Essa doação simboliza a esperança no país, na preservação das instituições culturais, na transformação do nosso mundo. E quando se forem a direção, o governo, os gostos, os símbolos, os problemas, as pessoas, os artistas, as pesquisas, esse pedacinho de Brasil de hoje ficará guardadinho ali, acessível a todos, podendo a qualquer momento interagir com o que está por vir.


Data: 10 de setembro de 2022

Abertura: mídias sociais, zoom na página da galeria às 17 h.

Período: até 9 de outubro de 2022.

Site: www.espacozagut.com

Maiores Informações: contato.zagut@gmail.com



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page