top of page

Dia do Ator: Gabriel Fuentes fala sobre profissão e as dificuldades enfrentadas, antes da televisão


Na rotina, seja em teledramaturgias ou no teatro, os atores cumprem a sua meta: interpretar e cativar o público com os seus personagens: vilões, mocinhos e outros. E no momento em que a plateia (peças) ou os telespectadores (tv) “tomam as dores” do protagonista, do coadjuvante ou do antagonista, é sinal de que esse envolvimento está decolando e que o trabalho do profissional, vai de vento e popa. Mas, em todos os 365 dias de cada ano, um é dedicado, exclusivamente, para aqueles que trabalham “vivendo”, em cena, outras pessoas: 19 de agosto. E em 2023, é o próximo sábado.


Gabriel Fuentes é um deles e agora, se prepara ser protagonista em um novo filme, já sendo produzido na Região Nordeste. O seu primeiro papel na televisão foi em “Malhação: Vidas Brasileiras” (2018) na Globo. Todavia, para obter êxito, em todos os aspectos, o rapaz enfrentou várias barreiras. Fuentes explica que ao decidir morar no Rio de Janeiro, abriu mão de muitas coisas, inclusive, da família e dos amigos.

“Ademais, migrei para outras profissões a fim de me manter na cidade, pagar as contas, me alimentar. Fui vendedor em lojas e, também, de sanduíches naturais. Tudo para garantir o meu sustento. Nunca me envergonhei! Pelo contrário! Me entrego e dou o meu melhor, em qualquer oportunidade! Porém, quando meu sonho de atuar veio para a realidade, com respostas positivas nos testes de elenco, golaço marcado com louvor!”.

Referências para Gabriel. “Eu tenho dois ídolos que admiro, que por sinal, me inspiram demais: o Joaquim Phoenix e o Leonardo DiCaprio. Da minha geração, a Zendaya, que gosto bastante. Há muita gente boa, mandando bem! Fico feliz demais ao ver essa galera brilhar”, acrescenta.


Quais as dificuldades encontradas hoje na profissão?

Sem dúvidas, é se manter e viver da arte. Atravessamos um processo muito desafiador de vida (politicamente falando) e isso afetou, em cheio, nossa área. Contudo, vibro para que tudo melhore (já estamos nesse caminho), sem esquecer de que o audiovisual está voltando com muita força! Nosso cinema nacional retomou com muita potência.


Os influencers atrapalham a vida dos atores hoje em dia?

A era digital hoje vem muito forte, né? Cada um é um e luta para conquistar seu espaço. Existe uma grande diferença entre ator e influencer. Não obstante, acho que qualquer pessoa pode se tornar ator.


Quanto às dicas para se tornar um bom ator, Gabriel menciona que é preciso disciplina, comprometimento e respeito pelo ofício. “Se você não estudar, nunca irá se destacar na carreira que escolheu. Isso vale para todas! É imprescindível!”, finaliza.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page