top of page

Cuidados com a pele e procedimentos indicados para esportistas e praticantes de atividade física

A prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde e para o funcionamento do organismo. Mas é importante lembrar que deve ser sempre bem orientada e de acordo com idade e preparo físico de cada pessoa.


A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de, no mínimo, 150 minutos por semana de uma prática de intensidade moderada ou 75 minutos de uma atividade intensa. Sabemos, entretanto, que algumas pessoas fazem esportes de mais longa duração e com intensidades muito altas além de alto impacto.


Principalmente pessoas que se enquadram nesses casos, são as que procuram procedimentos para tratar flacidez, perda de volumes faciais, e queixas como manchas na pele e melasma.


O exercício físico de longa duração e praticado ao longo dos anos sob exposição solar aumenta os prejuízos à pele facial. Atletas (amadores ou profissionais) que praticam treinamento físico outdoor (ao ar livre) estão sujeitos ao desbalanço entre a produção de radicais livres e o sistema de defesa antioxidante, gerando um quadro de estresse oxidativo que causa dano celular, mutação gênica e envelhecimento precoce.


Existe hoje uma gama de tratamentos e procedimentos estéticos que amenizam esses efeitos, explica a Dra Tathiana Antony." Podemos realizar aplicação de bioestimuladores de colágeno, que vão influenciar na recuperação das áreas afetadas com flacidez e perda de sustentação, devolvendo grande parte das características originais, como elasticidade e viço”. Os bioestimuladores podem ser injetáveis, como sculptra, radiesse e rennova diamond, ou na forma de fios como é o caso do PDO (polidioxanona), que depois de um tempo é completamente reabsorvido pelo organismo.

 

A Dra Tathiana Antony, orienta bastante sobre a fotoproteção e o uso de roupas adequadas durante a atividade física outdoor. Para quem gosta do uso de protetores com cor, refere que a proteção fica ainda mais completa. hoje temos marcas excelentes com altíssimo fator de proteção e tecnologias avançadas. para aqueles que suam demais durante o esporte, protetores em bastão podem ser uma ótima opção pela sua fixação na pele. 

Procedimentos como laser C02 , Luz Pulsada, microagulhamento ou MMP facial são indicados para renovar a pele e tem resultados excelentes para algumas manchas so caso de melasma, prefiro peelings e mmp além do laser Elektra. n


Fios de PDO e bioestimuladores de colágeno podem ser utilizados além da pele do rosto, em pescoço braços, joelhos, glúteos, abdômen, coxas.

Dra Tathiana Antony Dermatologista e Médica responsável pela Clínica Renewmed 


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page