A Confraria Nota Azul em parceria com a Camerata Laranjeiras inaugurou no último dia 10 de outubro a série Concertos Educativos. O projeto social visa promover uma política cultural de educação pela arte através de Concertos Educativos programados para Escolas Públicas e Privadas com apresentações regulares; que propõem o aprofundamento da linguagem e do aprendizado musical. A Escola Municipal de Aplicação Carioca Professor Castro Rebello, no bairro de Campo Grande, foi a primeira instituição a receber o concerto da Camerata Laranjeiras. Foram duas apresentações emocionantes para mais de 300 alunos de turmas distintas. O evento cumpriu seu propósito de educação pela arte, qual seja, de que a música possa ser uma possibilidade para que os alunos se transformem em ouvintes e espectadores ativos, testemunhando o acontecer da música em seu próprio desdobrar-se no tempo como obra.
A perspectiva de um olhar
Fundada em novembro de 2013, a Camerata Laranjeiras pode interagir com os alunos através das sensações evocadas pela música e a poesia do momento nesse encontro marcante.
Para o músico Gibran Moraes, o concerto proporcionou uma experiência significativa, onde os olhares curiosos das crianças surgem sem um pré- julgamento. “As crianças se divertiram e valorizaram a apresentação. No final recebemos o afeto delas. A música ajuda a despertar o imaginário das pessoas.
FOTOS ROBERTO RANGEL E MIGUEL SA
Comentarios