top of page

Cocco Barçante inaugura “Territórios Afetivos”


A 31ª exposição do artista visual e estilista acontece entre 16 de julho e 28 de agosto, no Centro Cultural Correios, RJ.


Cocco Barçante, artista visual e estilista, irá inaugurar no dia 16 de julho, mais uma de suas exposições. A 31ª terá como sede o Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, e conta com o apoio da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e com a curadoria da professora Lucimar Cunha. O evento, cujo objetivo principal é abordar a relação das pessoas e dos territórios onde vivem, fala da paixão pelo artesanato, pois tudo é representado por meio da linguagem artesanal.


Na ocasião, três salas serão apresentadas ao seu público. Em Mosaico Afetivo, é possível conferir o distanciamento e a relação com as pessoas e seus territórios. Nesta, haverá 300 fotos, em preto e branco, estampadas em tecido e bordadas, à mão, em cores. As fotografias destacam pessoas oferecendo ou recebendo abraços. Entre elas, Isabelita dos Patins, Bayard Boiteux e Viviane Fernandes.


Em Meu Brasil, nosso Brasil, a relação de afetividade no país, pela percepção de Barçante, durante sua vida. Já em Rio de Janeiro, Diversidade, as transformações territoriais que surgiram, além da comemoração dos 90 anos do Cristo Redentor. Ele diz que o RJ sempre foi e será a sua inspiração no que diz respeito aos contrastes sociais.


Cocco, com suas parceiras artesãs, mostrará a situação dos refugiados do mundo como um todo. Segundo ele, a exibição vem antes da pandemia e esse conceito fica mais evidente e mais forte nesse cenário pandêmico. “As possibilidades de nós todos podermos caminhar pelo mundo, de percebermos essa importância simples, que hoje em dia, a gente percebe:o nosso livre arbítrio, as escolhas de ir e vir”, acrescenta.


Para quem quiser prestigiar, basta comparecer ao local, de terça a sábado, do meio-dia às 19h, até 28 de agosto. O endereço é Rua Visconde de Itaboraí, número 20, Centro do RJ. A entrada é gratuita.




bottom of page