A artista americana Ashley Joy inaugurou, no dia 23 de agosto (sexta-feira), às 18h, a exposição “Chapters”, na galeria Pop-Up, com curadoria de Shannon Botelho.
Na sua primeira individual no Brasil, Ashley apresenta 23 pinturas em médios e grandes formatos, que se caracterizam pelos tons quentes e úmidos, fluidez e intensidade.
Formada em Belas Artes pela Universidade do Texas (EUA), Ashley navega no campo da abstração, utilizando-o como um meio para expressar suas ideias e discursos em um mundo que está em constante transformação. Suas pinturas se revelam nos campos da temporalidade, experimentação, memória e subjetividade. Seja em grandes ou pequenos formatos, os trabalhos alcançam uma resolução plástica devido a uma criteriosa seleção de cores e formas que, uma vez estabelecidas, compõem uma estrutura visual funcional e assertiva. “Em todos os trabalhos da artista, os elementos não aparecem gratuitamente, ao contrário, funcionam como artifícios de estabilização da própria pintura e conexão com o cotidiano do ateliê e da cidade”, afirma Shannon Botelho.
Desde que se mudou para o Rio de Janeiro em 2011, suas abstrações adquiriram novos elementos figurativos, influenciada pela presença constante das montanhas na paisagem da cidade. “Nelas a paisagem simula presença, sem imprimir, de fato, o seu registro. Como miragens, as pinturas figuram imagens somente em nossas suposições e expectativas, pois, se olharmos atentamente veremos que diante de nós estão as mesmas formas e cores habituais de sua abstração”.
As referências artísticas de Ashley incluem Tamara de Lempicka, cuja estética art déco e o uso de cores monocromáticas exerceram um impacto profundo em seu desenvolvimento durante a adolescência. Além disso, seu trabalho é profundamente influenciado por sua vida familiar. Desde cedo, ela compartilha com seus filhos o prazer da prática no ateliê, um hábito que herdou de sua própria mãe. “Acredito no potencial de uma criação matriarcal, onde a força e a presença feminina são fundamentais”, diz a artista. Foi logo após o nascimento de sua primeira filha que sua pintura autoral realmente emergiu, resultando em uma explosão criativa que a levou a produzir mais de cem quadros em grandes formatos.
Mais recentemente, o universo da arte urbana tornou-se um elemento significativo na pesquisa de Ashley. Estêncil, desenhos, colagem, baixos-relevos, e a técnica de aquarela em acrílica são utilizados para criar camadas vibrantes, delicadas e fluídas.
“Como capítulos, essas camadas de imagens presentes nas ruas das cidades e que contam histórias, compõem temporalidades e estruturam uma narrativa da própria vida”, reforça o curador.
"Chapters" nos convida a refletir sobre o tempo, as memórias e a vida. “A pintura de
Ashley, neste sentido, imita o ritmo intenso da vida cotidiana, semelhante a capítulos com as suas sequenciais surpresas, sem perder, contudo, a beleza das cores, das misturas e as esperanças”, conclui Shannon Botelho.
A ARTISTA
Ashley Joy (1983, Austin, Texas – EUA. Vive e trabalha entre Brasil e EUA). Artista visual com formação em Belas Artes pela Universidade do Texas - EUA. Com mais de duas décadas dedicadas à pintura, Ashley explora em seus trabalhos tons quentes e úmidos, combinando fluidez e intensidade em obras que se destacam por suas cores vibrantes e ousadia.
A relação de Ashley com a pintura é profunda e familiar, acompanhando as diversas fases de sua vida. Após o nascimento da sua primeira filha, sua produção artística cresceu em escala e volume. Influenciada pela Street Art, Ashley experimenta variados processos para construir camadas que revelam diferentes temporalidades em uma única obra. Utilizando técnicas como estêncil, desenho, colagem e alto-relevo, ela desenvolve um estilo único, criando camadas fluidas e delicadas em acrílico.
Fotos de Cristina Granato
Vídeo de Marisa Araujo
SERVIÇO:
Exposição "Chapter" – Ashley Joy
Curadoria: Shannon Botelho
Abertura: 23 de agosto de 2024 (sexta-feira), às 19h
Até 21 de setembro de 2024
Visitação: Terça a sábado, das 14h às 19h
Local: Galeria Pop-Up
Endereço: Estrada da Barra, 1636, Itanhangá - Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Comments