top of page

Ava Galleria Rio apresenta a exposição "Arte no Outubro Rosa"

Ava Galleria Rio apresenta a exposição "Arte no Outubro Rosa", trazendo artistas nacionais já consagrados e alunos do Ensino Médio da CEFET Maracanã para mostrar a importância da arte como instrumento de conscientização

A mostra quer transmitir a diversidade cultural e artística, como agente transformador na saúde e qualidade de vida das pessoas


A Ava Galleria Rio apresenta a exposição "Arte no Outubro Rosa", com trabalhos de artistas plásticos nacionais e, especialmente, de alunos da artista visual e professora de artes do Ensino Médio do CEFET Maracanã, Ana Paula Lopes, mostrando que a arte também contribui para essa campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.


A mostra, com curadoria de Edson Cardoso pode ser visitada a partir do dia 22 de outubro, até 13 de novembro, na Fábrica Bhering, 2º andar, de quarta a sábado, das 12h às 17h


Um dos destaques da "Arte no Outubro Rosa'' é a entrevista que a aluna Maria Victória Marquezini fez com a colega de classe Victória Ramos, que descobriu a doença aos 13 anos. Agora, aos 18, Victória conta sobre a sua experiência: “foi difícil porque eu era criança, mas tentei ao máximo levar na brincadeira para não me doar à doença, foi esse o meu pensamento”. Victória conta também sobre a importância da música para o seu tratamento, inclusive durante as cirurgias, revelando a importância da arte na sua vida.


Impressiona na entrevista a maturidade, fé e otimismo como Victória enfrenta a doença, assim como o impacto sofrido pela família, o preconceito, a distância da sua casa ao hospital, interrompendo as noites de sono. Victória surpreende pela leveza e sorriso solto, deixando a mensagem da importância do autocuidado, da percepção do corpo, de percebermos a nossa própria força interior e de que a vida, por mais adversidades que apresente, vale à pena ser vivida.


O trabalho desenvolvido com estudantes do CEFET Maracanã tem por objetivo, como já dizia Paulo Freire, "trazer o debate à cena e, a partir das experiências do grupo, ativar a potencialidade criativa de cada um, respeitando e valorizando as diferenças''.


Dentre os artistas estão Adriano Antoine, Adilson Barbosa, Ana Lucia Ometto, Ana Paula Lopes, Andréa Gomes, Angela Vielitz, Avi Netto, Alzira Chaloub, Cal Backer, Carla Senna, Daniele Bloris, Deborah Netto, Eliete Vilela, Fernando Grilli, Gabriel Robim, Henrique Hammler, Itamar Xavier, J Figorelle, João Alto, Lemuel Gandara, Luah Jassi, Mara Estela, Marcus Amaral, Mario Marques, Marcello Cortes, Marcelo Duprat, Marcelo dos Santos, Maria Amélia Fonseca, Marlene Blois, Nancy Safatle, Neuza Nazar Petti, Paula Rocha, Pedro Diniz Kubtscheck, Rosa de Jesus, Siomara Almeida, Teresa Asmar, Tiago Sansou e Wal Andrade.


A parceria dos alunos do CEFET com a galeria AVA permite potencializar, ainda mais, o trabalho que vem sendo realizado, tanto no sentido de valorizar o trabalho dos estudantes da escola pública, oriundos das diferentes partes do Rio de Janeiro, como criar uma ponte entre a escola e a cidade. Os trabalhos expostos estarão à venda e a verba será revertida tanto para os estudantes quanto para o projeto Arte Vida Arte, que a AVA Galeria realiza com as crianças da Cidade de Deus.

SOBRE A AVA GALLERIA

Fundada em 2005, a Ava Galleria é uma das mais conceituadas galerias de arte contemporânea de Helsinki. Localizada no corredor cultural da cidade, próxima ao Helsinki Art Museum, Taidehalli e Kiasma Museum of Contemporary Art. Organiza exposições locais e em colaboração com espaços culturais de outras cidades pelo mundo, como Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Porto e Rio de Janeiro. A Ava Galleria também participa, todo ano, da Artexpo New York e da International Contemporary Art Fair, no Carrossel do Louvre, em Paris.


SERVIÇO

Exposição: "Arte no Outubro Rosa"


Artistas: Adriano Antoine, Adilson Barbosa, Ana Lucia Ometto, Ana Paula Lopes, Andréa Gomes, Angela Vielitz, Avi Netto, Alzira Chaloub, Cal Backer, Carla Senna, Daniele Bloris, Deborah Netto, Eliete Vilela, Fernando Grilli, Gabriel Robim, Henrique Hammler, Itamar Xavier, J Figorelle, João Alto, Lemuel Gandara, Luah Jassi, Mara Estela, Marcus Amaral, Mario Marques, Marcello Cortes, Marcelo Duprat, Marcelo dos Santos, Maria Amélia Fonseca, Marlene Blois, Nancy Safatle, Neuza Nazar Petti, Paula Rocha, Pedro Diniz Kubtscheck, Rosa de Jesus, Siomara Almeida, Teresa Asmar, Tiago Sansou e Wal Andrade.


Local: Ava Galleria - filial Rio

Fábrica Bhering

Rua Orestes 28, Santo Cristo, RJ.

Abertura: 22 de outubro de 2022

Visitação: 22 de outubro a 13 de novembro de 2022

Dias e horários: de quarta a sábado, das 12h às 17h

Curadoria: Edson Cardoso.

Assessoria Rio: Karol Araújo, Júlia Avelino, Thiago Rozental, Jessica Almeida, Miguel Menescal, Rafael Misael, Lucas Alfradique e André Macedo

Assessoria de imprensa: Paula Ramagem

Designer: Renne Junior

Realização: Ava Galleria e Arte Vida Arte

Apoio: ICELA - Instituto de Cultura Europeia e Latino Americana



Kommentarer

Gitt 0 av 5 stjerner.
Ingen vurderinger ennå

Legg til en vurdering
bottom of page