PROCRASTINAÇÃO, DISCIPLINA & NOVOS HÁBITOS

Atualizado: Mai 19


Um Novo Tempo se aproxima... E, apesar de ser tão difícil abandonarmos o casulo, não teremos outra alternativa senão encarar o novo e despertarmos o melhor que há em nós... E acredite: Há um melhor em nós. Foram milhões de anos para nos diferenciarmos dos outros animais pelo poder da adaptação.

Darwinistas, acordai-vos. Não é hora de contemplação passiva!!! Pessoas prósperas são maiores que seus problemas. Levante o gigante que mora em você.

Para isto, necessitamos reaprender a sermos disciplinados, a domarmos os pensamentos negativos e criarmos novos hábitos.

Novos hábitos se consolidam em 21 dias – 03 semanas de repetição continuada. E depois, trabalharmos a disciplina para mantê-los. É uma questão de Método, Tática e Técnica.

E nada tem de novo nestas afirmações. É atribuído a Gandhi a frase: “Seus pensamentos tornam-se palavras; Suas palavras tornam-se ações; suas ações tornam-se hábitos; hábitos viram caráter; e o caráter determina o seu destino”.

Afinal, ninguém mais é responsável pela criação e manutenção de seus hábitos que você. A vida não é a linear. Planos são surpreendidos com fatalidade. Quem poderia, no último réveillon, imaginar o que viria neste 2020? Não é a linearidade que te faz vencedor, mas a forma como você reage ao que lhe acontece durante esta trajetória. É sua a escolha, como já mencionei em artigos anteriores: Lágrimas de aceitação ou o Suor da mudança. Ambos salgados, mas com resultados bem diferentes.

Nestes tempos de mudança obrigatória, onde a “falta de vontade de fazer” já nos recebe na cama, ao abrirmos os olhos, o hábito de adiar coisas importantes, procrastinando resultados, corrompem nossas certezas e nos levam cada vez mais a um estado de mal-estar mental, aliado a culpa e baixa estima. Cada vez mais, nossa produtividade pessoal encolhe e o que nos sobra é um maior tempo de análise, na maioria da vezes, infectado por um futuro sombrio e negativo. Para a maioria, restam as perguntas: Como fazer a mudança? O que mudar?

Relembro que, no mundo digital, não é verdadeira o axioma de que “tem que se trabalhar muito para ter sucesso”. Vilfredo Pareto já dizia que 80% de nossos resultados vem de 20% do que eu faço. Portanto, se bem direcionado, posso obter melhores resultados com menos tempo, desde que este seja de excelência e contemple o melhor de mim.

Ser mais produtivo exige planejamento prévio, combatendo a ansiedade ao lhe dar a sensação de que tudo está sob controle. Limitando a execução de uma única tarefa em um período de tempo específico, você se torna mais eficiente. Sendo mais eficiente, você ganhará mais experiência, sabedoria e desenvolverá novas competências que lhe darão a tão esperada independência financeira. Tratarei de tal tema em breve, dentro desta nossa coluna semanal.

Longe de mim ditar verdades absolutas. Mas, me compete dar a meus leitores, sugestões para que definam seu próprio norte. Uma direção a seguir. Portanto, pontuarei a seguir, 10 (dez) das minhas principais dicas, de cunho prático e de meu uso pessoal, para que criem (ou resgatem) a sua autodisciplina, permitindo-lhes gerarem, em suas vidas, os melhores resultados:

01) Qualquer ação que for demorar menos que 01 minuto e meio, faça IMEDIATO. Levou um prato sujo à pia: lave-o.

02) Mesmo estando em home office: após acordar, de ter sua “hora pessoal” – que descreverei adiante - e seu café da manhã, troque sua roupa de dormir por uma de trabalho, seja a que sempre usou ou uma mais simples. Isto lhe servirá de gatilho mental e favorecerá a sua produtividade diária.

03) Defina sempre, na noite anterior, no máximo, 03 atividades prioritárias a serem feitas no dia seguinte. Anote-as por escrito.

04) Em geral, faça captação de novos clientes/negócios e trabalhe novas ideias, objetivando pô-las em prática, pela manhã e use a parte da tarde para acompanhamento/fechamento. A noite, ao invés de TV, use o tempo para pesquisar formas de converter suas novas ideias em prática ou mesmo uma aula de uma nova competência que deseje ter.

05) Crie o hábito de acordar uma hora mais cedo que o seu horário normal, objetivando usar esta hora exclusivamente para cuidar de você. Chame-a de sua “hora pessoal”. Durante esta hora, fica proibido usar distrações, como ligar TV ou checar celular. Afinal, se não tivesse definido esta hora, não teria acessado os mesmos, não é verdade? Logo que acordar, abra os olhos, sente-se na cama, agradeça por mais um dia e saia dela imediatamente. Vá até a cozinha, beba um copo de água com meio limão exprimido, umas gotinhas de própolis – para aumentar a imunidade - e inicie a usar esta sua “hora pessoal” da seguinte forma: Primeiro, retorne a sua cama e arrume-a, mesmo que ache uma bobagem e daqui a pouco vá bagunçá-la de novo – psicologicamente, isto lhe fará muito bem, como o dever de uma tarefa cumprida. Logo depois, inicie sua hora pessoal:

(a) 15 minutos de exercício de pernas e braços. Intervalo de 05 minutos. de pernas e braços. Intervalo de 05 minutos.

(b) 25 minutos de leitura descontraída – não vale leitura profissional – de um livro ou revista. 05 minutos de descanso.

(c) 10 minutos de meditação básica – sugiro visualizar um ciclo de entrada de ar, purificando seu corpo e de saída do ar, purificando sua áurea, sua mente - principalmente seus pensamentos negativos - e seu espírito. Para tanto, inicie respirando lentamente pelo seu nariz, contando mentalmente de 01 a 05. Segure o ar nos pulmões, também com a mesma contagem, imaginando uma áurea azul preenchendo seu corpo e limpando-o. Expire lentamente o ar preso, pela boca, devagar, visualizando que ele sai na cor vermelha, levando embora todas as suas impurezas físicas e mentais – incluindo quaisquer pensamentos negativos que ainda persista. Refaça o ciclo inúmeras vezes nestes 10 minutos que lhe são só seus. Finalizado sua “hora pessoal”, inicie seu dia tomando seu café da manhã normalmente. Somente a partir deste momento está autorizado, se quiser, a ligar a TV ou checar o celular.

06) Crie o hábito de só checar o seu e-mail, WhatsApp e rede sociais em horários e por tempo pré-definidos. Sugiro de 02 em 02 horas, caso as possíveis mensagens se refiram também a trabalho. Se não, sendo apenas por lazer, que se restrinja a verificação a 03 vezes ao dia, no mínimo de 04 em 04 horas, com prazo contado de, no máximo, 30 minutos. Quanto a TV, mesmo para telejornais, defina no máximo 02 a 03 horas por dia. Em geral, ver jornais não te acresce muito, pois com 05 minutos de leitura, em um site de informação, saberá o que lhe interessa, sem necessidade de ficar em frente a TV por mais de 01 ou 02 horas. Foque em matérias positivas, que lhe fazem crescer. Pergunte-se: “Qual o uso prático que posso ter com este conteúdo?”. Se não houver, descarte.

07) Enquanto estiver trabalhando, deixe sua mesa o mais minimalista possível, sem bagunças. Se no seu ambiente de trabalho houver barulho excessivo, apele para fones de ouvido.

08) Em uma folha de papel, faça um cabeçalho escrevendo “Controle Diário de Atividades”, “Data ___/___/2020 - Dia da Semana:_____” e abaixo, coloque 02 colunas, nomeando-as “horário” – a ser colocado de tanto a tanto - e “histórico” – resumindo o que fez. Nela, deverá anotar, a cada 30 minutos, o que está fazendo, de preferência com cores diferentes para alimentação, trabalho, estudo, etc... Este procedimento, lhe dará uma visão real de como está usando o seu tempo. Saberá, em detalhes, de quanto em quanto tempo está comendo, como andam a sua produtividade no trabalho/estudo, quanto tempo tem perdido com TV ou celular, etc...

09) Para ser mais produtivo e otimizar o seu tempo, quer seja em estudo ou trabalho, escolha a tarefa e use a técnica “Pomodoro” de Francesco Cirillo, com as modificações que sugiro e que uso no meu dia a dia: Trabalhe focado por 04 blocos de 25 minutos cada, com intervalo de 05 minutos entre eles, onde você deverá usar para fazer qualquer atividade não correlata ao trabalho – por exemplo, meditar, ler um livro ou revista, tomar uma água ou um café, evitando sempre permanecer no computador ou celular. Estes intervalos permitirão ao seu cérebro criar conexões novas. Ao retornar de cada intervalo, use os primeiros 05 minutos para revisar o trabalho que tenha feito até ali, absorvendo o que você fez, gerando maior criatividade e, consequentemente, subprodutos bem interessantes. Deve-se manter um bloco de notas – físico ou digital – para anotar eventualmente tais subprodutos ou ideias novas. Depois, usar os 20 minutos restantes do pomodoro para continuar normalmente o trabalho feito. Ao final de cada bloco de 04 pomodoros, se dê um descanso de 30 minutos para começar outro ciclo. Um dos efeitos paralelos ao pomodoro é que você terá noção exata de quanto tempo está gastando em cada trabalho proposto. Assim, terá melhor capacidade de quantificar o valor do mesmo. Se, por algo urgente, necessitar interromper um pomodoro, pare, faça o que for necessário e depois recomece este pomodoro novamente.

10) Os ciclos de sono são, em geral, de 90 minutos. Temos, em média, de 05 ciclos por noite. Não é obrigatório que sejam em sequência. Acordou no meio da noite, não mais conseguiu dormir, seja por estar preocupado – “pré ocupando” seu tempo com algo que não pode resolver naquele momento - ou por algum outro motivo, levante-se da cama e use o tempo para uma leitura ou mesmo para fazer um trabalho que lhe dê prazer. Jamais fique brigando com o sono na cama. Posteriormente, tendo sono durante o dia, e se lhe for possível, durma mais um ciclo.

Claro, há muitas outras dicas que poderia estar lhes passando, e muitas outras que poderia estar aprendendo com vocês, mas o presente texto trata-se de um artigo e não de um compêndio. Espero, sinceramente, que tais dicas lhes auxiliem a serem mais produtivos e a trabalharem uma possível procrastinação ou ausência de disciplina, criando novos hábitos, muito mais saudáveis. Termino com uma afirmação que uso sempre que acordo e quando vou dormir. Adapte-a para seu uso pessoal, se quiser. Afinal, pensamento positivo e autoestima nunca fez mal a ninguém:

‘Eu sou um homem de sucesso, feliz e poderoso. Me amo e me respeito. Sou bonito, inteligente, simpático e agradável. Eu sou rico e prospero em todos os sentidos, merecidamente. Distribuo e ajudo, com minha riqueza, aqueles me cercam. Sou grato por tudo que tenho e por tudo que terei. Escolhi e escolho meu caminho, sendo o único responsável pelos meus resultados. Assim foi, assim é, e assim será, porquê assim Deus quis e me capacitou para ser e ter. Amem.”

Que meus melhores pensamentos, palavras e sentimentos lhes acompanhem. Fiquem bem. Fiquem com Deus. Nos veremos em breve.


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