Bidú Sayão ganha biografia nos 20 anos de sua morte


Autor Denis Allan Daniel recebe amigos na Travessa para lançamento

Um dos principais advogados do país em propriedade intelectual e grande apaixonado por ópera, Denis Allan Daniel lançou nesta quinta o livro “Bidú – Paixão e Determinação”, a primeira biografia sobre a diva, considerada a maior cantora lírica brasileira de todos os tempos. O lançamento reuniu amigos e colaboradores que puderam conhecer também a linda voz da diva, conhecida como o Rouxinol do Brasil, já que durante toda a noite seus discos puderam ser ouvidos por quem esteve presente na Livraria da Travessa.

O livro é resultado de quatro anos de extensa pesquisa e de um desejo enorme de elucidar controvérsias que marcaram a vida da artista. A principal delas, sua conturbada relação com o Brasil, onde sempre sofreu com críticas consideradas por muitos - severas demais. Para Denis, Bidú nunca recebeu aqui o reconhecimento merecido e foi justamente para entender o que levou a isso, que o autor se debruçou sobre a vida e a obra da cantora que é, até hoje, celebrada nos Estados Unidos, onde viveu por muitos anos e fez boa parte de sua carreira, no Metropolitan Opera House, em Nova York – casa em que trabalhou por 15 anos entre 1937 e 1952.

- Apesar de toda a sua reputação e fama, Bidú foi incompreendida e menosprezada pela maioria dos amantes de ópera brasileiros. Espero que esta biografia não só esclareça os muitos pontos controvertidos da brilhante carreira de Bidú, mas também sirva para restaurar sua importância e resgatar sua imagem como a brasileira que, em sua época, ocupou um lugar invejável na cultura musical do país – diz o autor.


0 visualização

Copyright  Absolute Rio. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.  Site art by MARISA ARAUJO