Ivanir dos Santos marca presença no aniversário de Jurema Batista e Carlos Alberto Medeiros


Sempre com uma agenda ativa e representativa, o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos fez questão de prestigiar dois amigos de longa data, amigos militantes e acima de tudo, amigos de muitas lutas...

Dois amigos, cada um à sua maneira, ingressaram na militância negra para fazer valer suas lutas e desafiar as estatísticas. O sábado foi direcionado para prestigiar o aniversário de 62 anos de Jurema Batista, que ocupa um lugar de honra no feminismo negro no palco da história brasileira.

Jurema, se destacou por ser uma aguerrida mulher negra na política brasileira, começou sua carreira como presidente da Associação de Moradores do Andaraí. Formada em Português e Literatura pela Universidade Santa Úrsula. Foi eleita deputada estadual e durante seu mandato na Assembléia Legislativa (Alerj), presidiu a Comissão de Combate à Discriminação de Etnia, Religião e Procedência Nacional. Em 2005 foi uma das 1000 mulheres do mundo indicadas para ganhar o Nobel da Paz. Por essas e tantas outras atribuições, Jurema merece todas as honras.

Seu niver foi ao lado da família e amigos, no Restaurante Afro Gourmet, no Grajaú - que tem como chef a sua filha Dandara. Presente ainda Lia Viera, outra grande ativista negra - Nos últimos anos, Lia vem participando de congressos nacionais e internacionais como conferencista, ressaltando o papel dos professores, agentes multiplicadores de um ensino de responsabilidade, sobre a cultura afro-brasileira. Aparecimento ainda de Mariléia Santiago, do Conselho de Entidades Negras do Rio de Janeiro, entre outros convidados.

Em seguida, a reverencia foi direcionada para Carlos Alberto Medeiros, jornalista, militante e estudioso da questão racial. Autor de "Racismo, preconceito e intolerância" (com os antropólogos Jacques D’Adesky e Edson Borges) e "Na lei e na raça. Legislação e relações raciais Brasil – Estados Unidos", resultado de sua dissertação de mestrado, com o qual iniciou um mergulho nos estudos comparativos abordando as duas sociedades. Sem falar que é o tradutor da autobiografia de Martin Luther King (Zahar).

Na festiva, encontro com outros baluartes, como o escritor Jorge da Silva, Elisa Larkin - viúva de Abdias Nascimento e presidente do Ipeafro, o ator Romeu Evaristo, AD Júnior - ativista fervoroso e um dos influenciadores negros mais respeitados da Internet - canal do YouTube (produção independente, onde levanta questões sobre a diáspora negra no Brasil e no Exterior), entre outras feras.

Fotos de Rozangela Silva


0 visualização

Copyright  Absolute Rio. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.  Site art by MARISA ARAUJO